Dermatites e Reações Alérgicas - Dra. Juliana Maitto

Dra. Juliana Maitto - Médica Dermatologista – Beleza, Cosméticos e Cuidados Pessoais.

Dermatites e Reações Alérgicas

Dra. Juliana Maitto - Médica Dermatologista

Existem vários tipos de dermatites:
1- Dermatite atópica ou eczema atópico, que é caracterizada por erupções que coçam e apresentam crostas. Aparecem geralmente nas dobras dos braços e na parte detrás dos joelhos comum em adultos e crianças. Pode estar associado a quadros de rinite e bronquite alérgica.

2- Dermatite seborréica uma doença crônica que causa uma inflamação na pele com sintomas como escamação e vermelhidão em áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, como couro cabeludo (caspa) e colo. A causa pode ser genética ou pode ser desencadeada por fatores externos como estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade e alergias.
O problema também pode ser desencadeado pela presença do fungo Pityrosporum ovale. O tratamento envolve medidas como lavagens mais frequentes, evitar uso de chapéus e bonés, interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo, shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; cremes e pomadas com anti fúngicos e em alguns casos corticosteroide.

3- Dermatite de contato, que é uma reação inflamatória causada pela exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Os principais sintomas são erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação. A doença não oferece risco de vida, e pode ser crônica ou aguda. As causas mais comuns são sabonetes, detergentes, cosméticos, perfumes, bijuterias ou mesmo plantas. O tratamento consiste em identificar o que causa a reação e evitar o agente agressor.

Av. Senador César Lacerda de Vergueiro, 1020 - Centro, Araras - SP, 13603-013

contato@drajulianamaitto.com.br